A diferença existente entre classicismo e quinhentismo é o local onde ocorreram dado que, o classicismo ocorreu em Portugal e o quinhentismo no Brasil. O quinhentismo foi o primeiro movimento literário que ocorreu no Brasil, e tem esse nome pelo fato de as manifestações literárias terem sido iniciadas no ano de 1.500. Nessa época a literatura brasileira não tinha sua identidade, que foi sendo formada a partir da influencia da literatura portuguesa e europeia em geral. De acordo com o site Brasil Escola "com o passar dos anos, as literaturas informativa e dos jesuítas, foram dando lugar a denotações da visão dos artistas brasileiros.", a literatura informativa, também conhecida como literatura dos viajantes ou literatura dos cronistas, empenhava-se em fazer um levantamento da "terra nova", a partir desse ponto pode-se dizer que era uma forma de literatura muito pouco descritiva e com pouco valor literário. Já a literatura dos jesuítas tinha como abjetivo a catequese.Este trabalho de catequizar provocou produções literárias na poesia de devoção e no teatro inspirado nas passagens bíblicas. Tem como principais características textos descritivos em linguagem simples, muitos substantivos seguidos de adjetivos e o uso exagerado de adjetivos empregados. o principal "autor" jesuíta daquela época foi o Padre José de Anchieta, foi o autor da primeira gramática tupi-guarani e também varias poesias de devoção.
O classicismo foi um dos estilos literários da Era Clássica. A era clássica surgiu durante o renascimento (movimento artístico ocorrido entre os anos de 1400 e 1650,e que acabou transformando a ideologia do homem da época em varias áreas como a fé, a filosofia e a política) . Ela compreende os séculos XVI, XVII, XVIII e retoma os valores da antiguidade clássica e dai vem o nome. Nesse período aconteceram a queda do feudalismo, expansão marítima e o desenvolvimento do capitalismo e ,perdurou até que um novo sistema governamental fosse instalado com a chegada da revolução industrial e da revolução francesa. A era clássica “ enfatiza a poesia, a mitologia; os autores clássicos, como Homero, Virgílio e Horácio; a exaltação da vida no campo e o bucolismo.”de acordo com Patricia Vilarinho graduada em letras, equipe Brasil Escola.Pode ser dividida em três estilos literários: o Classicismo, Barroco e Arcadismo, mas, falaremos agora sobre o classicismo.
O classicismo surge também durante o renascimento, quando a idade moderna ditava a nova realidade. Sua principal característica foi o antropocentrismo (o homem no centro de tudo). Passa a existir em Portugal em 1527, com o retorno de Francisco de Sá de Miranda da Itália, que divulga os novos conceitos europeus de arte e poesia. A arte classicista procura a pureza formal, o equilíbrio, o rigor ou, segundo a nomenclatura proposta por Friedrich Nietzsche pretende ser mais apolínea que dionisíaca (mais voltada para o raciocínio e não para a celebração). Serve também o para designar uma obra ou um autor de elementos fundadores de determinada corrente artística.
O classicismo tem como principais características:
- Racionalismo: a razão predomina sobre o sentimento, ou seja, a expressão dos sentimentos era controlada pela razão.
- Universalismo: os assuntos pessoais ficaram de lado e as verdades universais passaram a ser privilegiadas.
- Perfeição formal: métrica, rima, correção gramatical, tudo isso passa a ser motivo de atenção e preocupação.
- Presença da mitologia greco-romana
- Humanismo: o homem dessa época se liberta dos ensinamentos da Igreja e passa a se preocupar com si próprio, valorizando a sua vida aqui na Terra e cultivando a sua capacidade de produzir e conquistar. Porém, a religiosidade não desapareceu por completo.
Logo, também temos suas características gerais:
· Individualismo: exprime a afirmação e a liberdade do individuo frente a um grupo, à sociedade ou ao Estado.
· Antropocentrismo: o universo deve ser avaliado de acordo com a sua relação com o Homem.
· Neoplatonismo: termo que define o conjunto de doutrinas e escolas de inspiração platônica que se desenvolveram do século III ao século VI.
· Nacionalismo: tese ideológica que faz sentido a um sentimento de valorização marcado pela aproximação e identificação com uma nação.
· Paganismo: é um termo geral, normalmente usado para se referir a tradições religiosas politeístas.
· Simplicidade, clareza e concisão.
· Mimese (imitação da Natureza: Aristóteles)
· Soneto (2 Quartetos e 2 Tercetos)
· Versos com até dez sílabas métrica.
· Rimas consoantes, por vezes até ricas.
O principal autor do classicismo foi Luiz Vaz de Camões (1525?-1580), sendo sua maior obra, Os Lusíadas, a maior epopeia escrita em português. Escreveu várias peças teatrais, além de poesias líricas e épicas.
Outros autores da época foram:
· João de Barros: Ganhou destaque na historiografia, com a obra Décadas.
· Fernão Mendes Pinto: que se sobressaiu na literatura de viagem, com Peregrinação.
· Antônio Ferreira: Sua obra principal foi A castro (ou Tragédia de Dona Inês de Castro), escrita em versos, publicada em 1587, em Portugal;
· Sá de Miranda: Trouxe o novo ideal de poesia para Portugal, foi com a volde de Sá de Miranda que o Classicismo começou;
· Bernardim Ribeiro: Sua principal obra foi a novela Menina Moça;
· Diogo Bernardes:Importante para o Brasil, casou-se com uma índia brasileira e residiu no Brasil;
· Fernão Cadim.
Obra tipica do classicismo
Diana e suas ninfas, de Domechino
Fonte 1: (http://www.infoescola.com/literatura/classicismo/)
Fonte 2: (http://pt.wikipedia.org/wiki/Classicismo)
Fonte 3: (http://www.brasilescola.com/literatura/classicismo)
Fonte 4: (http://classicismoetecap.blogspot.com.br/)
Fonte 5:(www.brasilescola.com/literatura/quinhentismo-brasileiro.htm)
Nenhum comentário:
Postar um comentário